segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Realinhe-se!


Oi queridos!

Primeiramente quero registrar meu agradecimento por ser lembrada no meu dia (1º setembro - Dia do Educador Físico). Senti-me realmente honrada em ver que mesmo em plena correria de uma quinta-feira, pessoas queridas pararam por alguns minutos para me parabenizar. Obrigada de coração e parabéns a todos colegas que como eu, amam o que fazem.

E hoje como prometido o assunto é POSTURA.

Uma coluna saudável possui três curvaturas naturais: uma curva ligeiramente para frente no pescoço (curvatura cervical), uma curva ligeiramente para trás na parte superior (curvatura torácica), e uma curva ligeiramente para frente na parte baixa (curvatura lombar). A boa postura significa realmente manter estas três curvas em um alinhamento equilibrado. O desalinhamento destas curvaturas gera desvios posturais mas, hoje não irei falar sobre isso.

A melhor forma de analisar a sua postura é por meio de uma avaliação postural feita por um Educador Físico ou Fisioterapeuta. Como o objetivo deste post não é analisar a postura de cada um ou comentar sobre desvios posturais, vou dar dicas de como melhorar a postura do dia-a-dia e durante os exercícios, antes porém quero que saibam que o quanto tenho interesse por este assunto que às vezes me pego analisando e pensando: “Este tem cifose e protusão de ombros... Ai um fiozinho nestas costas!”.... Dá uma vontadezinha de ir lá e enfiar o dedão nas costas e puxar os ombros para trás.
E digo mais, depois que conheci o método Pilates na Espanha simplesmente me realizei. Confesso que no início pensei: “Isso não faz nem cosquinhas nos músculos”. Bom, posso dizer que após uma aula “a cosquinha” foi além dos músculos que eu estava acostumada a sentir. Brinquei com uma amiga: “Eu sinto até o útero”. Simplesmente me encantei e, logo que voltei para o Brasil, me especializei no método.

Pilates é um método de condicionamento físico que trabalha com o foco na Postura. Ele possui princípios, que se você os aprende pode usá-los nas atividades diárias e em outros exercícios. Neste post irei me ater somente no posicionamento postural.

Se você já fez uma aula comigo com certeza não se esqueceu destas frases:

“Umbigo nas costas”!
“Segure a moedinha”!
“Pescoço de girafa”!
“Sem papinho”!
“Escápulas em V”!
“Peito orgulhoso”!
“Ombros não são brincos”!

Se você lembrar e seguir estas simples frases, irá melhorar muito a sua postura no dia-a-dia e prevenir dores nas costas. Além disso, poderá realizar qualquer exercício (não só de Pilates) de forma segura e eficaz. Vou explicar o que cada uma significa.

1-Umbigo nas costas: nada mais é que o abdômen contraído. Devemos sugar o abdômen imaginando o umbigo colando nas costas. Mantendo a contração abdominal a coluna e os órgãos internos se mantém protegidos. Este princípio é aperfeiçoado por meio da respiração, que será o próximo assunto do blog.

2- Segure a moedinha: imagine uma moeda entre os glúteos e faça uma contração para que ela não caia. Difícil? Pior seria se eu falasse em nota de papel..:) Este princípio, além de manter o corpo estabilizado para os movimentos e preservar a coluna lombar trabalha os músculos do assoalho pélvico (entre eles o períneo), que é de extrema importância principalmente para as mulheres.

3- Pescoço de girafa e Sem papinho: imagine um fiozinho puxando o topo da sua cabeça para o teto e o queixo se distanciando do peito evitando “o papinho” abaixo deste. Este posicionamento promove o crescimento axial da coluna vertebral que descomprime os discos intervertebrais desta. Lembrando que este é um movimento natural e que não se deve elevar o queixo demasiadamente como na foto a seguir.

Esta é a forma correta:



4-Peito orgulhoso: projete o peito para frente ao mesmo tempo que faz as Escápulas em V- imaginando as escápulas (2 ossos grandes das costas) tentando unir-se atrás, formando um V entre elas. Desta maneira, evita-se a protusão de ombros (caídos para frente) e o efeito “corcunda” que favorece o aparecimento de desvios posturais como a cifose.

5-Ombros não são brincos... para serem usados nas orelhas. Isto porque geralmente quando se tenta posicionar o peito para frente e os ombros para trás os ombros se tencionam e sobem. Então, deve-se relaxá-los afastando-os ao máximo das orelhas. Com a rotina estressante que temos, a tendência é dos ombros subirem e permanecerem tensos a maior parte do tempo, causando desconfortos na região do trapézio e coluna cervical. Mais um motivo para prestar atenção neles.

E como se lembrar de tudo isto?

Com o tempo, estes comandos vão se automatizando mas, enquanto isto não acontece a dica é a seguinte:

Amarre um barbante na cintura, de forma que ele fique apertado, porém confortável. Assim, quando você relaxar a postura o barbante irá apertar o seu abdômen, gerar um desconforto e você lembrará: OPS! Pescoço de girafa + Peito orgulhoso +...
E irá reorganizar a sua postura.

Coloque pela manhã e use isto por um mês no trabalho, escola ou na academia, depois o tire e veja como está. Caso ache necessário, repita o procedimento por mais um mês até que se sinta natural com a “nova postura”.

Estes posicionamentos são utilizados quando se está em pé, deitado ou sentado, porém gostaria de enfatizar outros lembretes para cada tipo de posição.

Em pé:
·         Distribuir o peso do corpo igualmente nos dois pés.
·         Flexionar levemente os joelhos.
·         Não “encaixar” o quadril e sim manter uma coluna neutra (curvatura natural da coluna).
Sentados:
·           Sentar nos ísquios (ossinhos do bumbum).
·           Encostar toda coluna bem atrás até tocar o encosto (se a cadeira não tiver encosto deve-se tentar ao máximo manter uma postura ereta).
·           Tocar os pés no chão com joelhos em ângulo de 90º.
Deitados:
·         Os três pontos devem tocar o solo: parte posterior da cabeça; escápulas e sacro (final da coluna).
·         Para dormir a melhor posição é de lado com um travesseiro ou almofada entre os joelhos e outro agarrado pelos braços. Desta forma a coluna fica em uma posição saudável.

Você encontrará lembretes sempre que eu colocar algum exemplo de exercício,no entanto, familiarize-se com o básico agora, pois fazendo isso você economizará tempo durante seu treinamento e ajudará sua movimentação a ser mais suave e segura de um exercício para o outro.
Com estas dicas e acompanhamento de um educador físico, sua coluna estará protegida e seus exercícios terão resultados ainda mais eficazes. Uma postura correta é imprescindível para a realização de exercícios e uma vida saudável sem dores e tensões. Afinal, de que adianta fazer uma deliciosa sessão de massagem relaxante, shiatsu, pedras quentes ou até mesmo o próprio Pilates, se ao sentar-se no trabalho, você esquece de tudo e volta a maltratar seu corpo.

Existem casos onde já há um desvio postural mais sério, uma hérnia ou outra patologia e, simplesmente, tentar reorganizar a postura nas atividades diárias não resolve, mas ajuda. Para estes é recomendada a procura de um médico ortopedista que irá indicar o tratamento correto.

Uma boa postura é sinônimo de auto-estima e melhora muito a aparência. A pessoa com boa postura projeta pose, confiança, e dignidade. Então, liberte-se e ame-se!
Agora que você já sabe como ter uma boa postura aproveite estas dicas e espere até o próximo post onde irei falar sobre a respiração.

Beijos!



4 comentários:

  1. Amei esse post! bora comprar o barbante!!!!!! :D

    (L)

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula boa tarde,

    Visitei o seu blog ficando bem consciente de coisas tão importantes as quais são descritas de maneira concisa, parabéns. Abraços, Rosa

    ResponderExcluir
  3. Conheci o blog hoje (27/01/2014), através do vídeo de Pilates com bola na praia e estou amando! Parabéns! sou adepta dos exercícios funcionais para cuidar da saúde e manter o peso.Tenho 1,62m de altura e 55kg, não sou gordinha, mas me preocupo em preparar meu corpo para uma pós gestação(pretendo ter filho logo,logo), sei que estando bem fisicamente terei um recuperação mais rápida...bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o post,muito obrigada pelas informações de qualidade. Eu tenho uma dúvida:durante Muito tempo eu andei com a coluna curvada para frente, eh normal agora sentir um desconforto qd estou com o abdômen contraído, ou seja com a postura correta? Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir