domingo, 27 de novembro de 2011

Desafio de verão: Exercícios na rede de praia!

Sol, praia, mar e.... exercícios? Hein?

Nem mesmo a pessoa mais sedentária do mundo fica imune aos apelos da prática de exercícios no verão.
O calor do verão desperta a vontade de sair de casa para fazer exercícios ao ar livre como: caminhadas, frescobol, atividades com bola (vôlei, futebol), andar de bicicleta, e muitas outras. Nada contra, muito pelo contrário! No entanto, nos belos dias ensolarados deve-se ter cuidados com o horário da prática, hidratação e proteção solar.

Nestes dias uma opção é realizar os exercícios em casa.Que tal utilizar um equipamento que todo mundo tem na casa de praia para tirar aquele soninho?

DICA DA SEMANA

Sabe aquela rede de praia que você só usa para descansar, ler um livro ou embalar as crianças? É dela que estou falando! Existe um equipamento muito utilizado no treinamento funcional onde você pode fazer exercícios funcionais com o corpo suspenso no ar (e não é nada barato). A bola suíça ou Fit Ball também faz este papel. Você pode substituir por uma simples rede de praia e fazer muitos exercícios nela. Fiz um videozinho rápido com ideias de exercícios que podem ser feitos ali.



O vídeo está escuro, mas dá para ver e atenção para um detalhe importantíssimo: a rede tem que estar muito bem presa e em uma altura que você consiga ficar sentada formando um ângulo de 90º no joelho. E ainda se deve “afinar” a rede. Isto é, deve-se juntar as extremidades da rede e tentar deixar ela mais firme.

Semana que vem tem treino novo pela frente, rumo ao último mês do desafio de verão, queridas! Precisaremos de um novo acessório que sugiro que vocês já providenciem caso não tenham em casa. É uma bola de criança do tipo “dente de leite”. Encontra-se facilmente em lojas de 1,99 ou de brinquedos. Ela precisa ser de plástico ou até de borracha porém, não muito dura ok? Como estas:



     
  

   
Beijos e vamo que vamo que só falta 1 mês!

domingo, 20 de novembro de 2011

Desafio de verão: Exercícios funcionais em casa para casais!

 Eu sei o que você fez no “feriado” passado...

Aquela chuvinha que estava (pra quem mora em Santa Catarina) pedindo um brigadeiro de colher e um filmezinho? Nada disso! Contarei e mostrarei para vocês o que eu fiz.
E a dica da semana é...
DICA DA SEMANA!
Ainda se sente desmotivada para malhar? É hora de chamar o marido, namorado ou uma amiga! Exercitar-se com uma boa companhia é sempre mais gostoso e divertido. Um incentiva o outro, e a sensação de missão cumprida vêm em dobro!
Aí vai um vídeo que fiz do nosso treino no feriado (15/11).

Estávamos na casa de praia de minha sogra, sem nenhum acessório ou equipamento para fazer exercícios. Sério? Como não? Tínhamos sim, e era o maior deles: o nosso próprio corpo e o peso deste.
O treino ficou “punkzinho”, e uma delícia de dorzinha no outro dia apareceu por todo o corpo.
O vídeo está editado, mas realizamos 3x este circuito inteiro repetindo cada exercício 10x.
Como podem ver os exercícios são realizados em dupla, simultaneamente. Isso ajuda a desenvolver valores como cooperação, confiança e respeito ao outro. Assim esta prática ajuda a torná-los mais unidos e até melhora o relacionamento.
Sintam-se a vontade para copiar e chamar o maridão (só não vale se você está na TPM) e cuidado se você ou o seu parceiro está com sobrepeso para não sobrecarregar as articulações nos exercícios onde um apóia o peso no outro.
Vocês podem terminar a sessão com uma massagem e “otras cositas más”... hehe.
Garanto que os elogios aumentarão de ambas as partes!
Beijos!

domingo, 13 de novembro de 2011

Desafio de verão: Dicas para o sucesso!

Oi queridos!

Estamos no meio do segundo mês do desafio e a maior dificuldade que as pessoas têm me relatado é que não conseguem se alimentar direito. Por isso hoje a dica da semana é para obter sucesso na alimentação.

DICA DA SEMANA:

  • Organização e planejamento: como tudo na vida se você não se organizar, provavelmente não conseguirá ter sucesso. Planeje um cardápio semanal de cada vez e faça as compras de supermercado no domingo.

  • Abasteça sua cozinha com alimentos saudáveis. 

  • Prepare-se. Cozinhe as refeições de véspera; cozinhe uma quantidade de frango ou carne que dê para a semana toda; lave e corte as verduras antes de guardá-las.

  • Faça um diário para monitorar seu sucesso. Você pode inclusive bater fotos de todas as suas refeições e visualizar no final do dia para melhorar ou seguir em frente. Pode também criar um blog com as fotos e registrar todo o seu esforço.

  • Divida seus lanches nas porções adequadas em sacos plásticos (do tipo zip-lock) ou potinhos (do tipo tupperware) e sempre tenha um deles na bolsa ou no carro para nunca ser pego de surpresa (costumo levar sempre uma fruta, ou castanhas, amêndoas, barrinhas de cereias).

  • Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água (de preferência de aço inox : é mais higiênica, saudável e a natureza agradece).

  • Tente sempre se alimentar antes de sair ou de fazer compras, para não ficar morrendo de fome e acabar escolhendo alimentos errados ou comendo tudo que vê pela frente.

  • Não deixe por perto tentações muito calóricas, pelo menos não à vista. O que os olhos não vêem o estomago não sente.

  • Sempre deixe um prato no freezer, para o caso de chegar tarde em casa e precisar fazer uma refeição rápida.

  • Se você tem filhos, tente dar-lhes um bom exemplo.

  • Planeje o que comer quando não estiver em casa.

  • Antes de sair para um compromisso social, faça um lanche saudável em casa.

  • Quando tiver vontade de comer alguma coisa, pergunte a si mesmo se está com fome ou se é uma necessidade emocional.

  • Saiba que cabe a você optar por ser saudável. Você será o maior beneficiado.

Olha que vídeo mais lindo! Não dá vontade de fazer uma aula desta?

video


Beijos!

domingo, 6 de novembro de 2011

Desafio de verão: Segundo mês - 2ª semana!

Quem “dança” seus males espanta! E ainda queima um monte de calorias... 
Minha paixão pelos exercícios começou pela dança. Nunca fui bailarina mas, quando criança, era metida a ajudar a professora a fazer as coreografias para as danças na escola. Sempre amei isso, passava horas dançando em casa, sozinha mesmo, em frente ao espelho ("a louca!"). Inventava passos e me requebrava toda ao som do “É o tchan”. Sim, eu sou da geração tchan!:P

Enfim, os anos se passaram e no início da faculdade dava aulas de Lambaeróbica, depois de Ritmos brasileños na Espanha e, mais recentemente, fiz o curso de Zumba e dava aulas de Dance Mix - uma aula que inventei com vários ritmos. Até no meu casamento fiz meu marido executar uma coreografia comigo.


Aí vai um videozinho, com parte da dança, que minha prima querida, Geane (seguidora fiel do blog) fez:

No momento não estou ministrando esta aula mas, sempre que bate uma “coceirinha no pé”, ligo o som bem alto e danço bastante até queimar o último “sinal de celulite”. Também acho que uma das coisas que me faz amar o método Pilates é sua base no ballet, a leveza e a fluidez do movimento. Dá uma olhadinha neste outro vídeo onde demonstro alguns exercícios no aparelho Cadillac do Pilates, no meu Studio. É uma parte da entrevista que dei para o programa Intimíssima (a qualidade do vídeo está péssima porque tive que filmar o notebook para conseguir editá-lo). 
Este mês ao invés de colocar um exercício extra por semana deixarei aqui a dica da semana. E a primeira é:
DICA DA SEMANA!
Choveu bem na hora que você ia pra rua se exercitar? Não tem problema amiga! Volte pra casa, som na caixa e solte este quadril! Não levaremos em conta o estilo ou gosto musical, e sim, os ritmos. Afinal, a música quando é boa de ouvir, dificilmente é para dançar. Ninguém merece esta coisa de “kuduro”, mas a coreografia é bonitinha.  Abaixo vai um link com um canal de vídeos do youtube com coreografias fáceis e gostosas pra dançar em casa:
Basta clicar nos vídeos do lado direito e, se preferir baixá-los, dá pra fazê-lo com o RealPlayer. Você pode dançar umas 10 ou 12 músicas para substituir a caminhada/corrida de 40 minutos.
Divirtam-se! Exercitar-se com prazer faz bem para o corpo e muito mais para mente!
Beijos e hasta luego!