terça-feira, 7 de maio de 2013

Treinamento Funcional para Surfistas!

O treinamento funcional tem cada vez mais atraído atletas para a prática, dentre eles os surfistas. Grandes nomes do Surf como Kelly Slater, Laird Hamilton e outros já praticam este método de condicionamento físico há mais de 10 anos.
Isto porque por meio do treinamento funcional um conjunto de exercícios reproduz ações motoras que serão utilizadas pelo praticante no seu cotidiano seja este atleta ou não.
Com isso ocorre a melhora no padrão do movimento, melhora na flexibilidade, mobilidade, e estabilidade corporal, contribuindo para a eficácia do desempenho do atleta, com baixo índice de lesão. Além disso, existem outros benefícios como: melhora da força, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, potência, agilidade, velocidade.
Por trabalhar o fortalecimento do CORE (centro de força) e a respiração consegue-se prevenir lesões e dores nas costas por meio do Treinamento Funcional.
Os exercícios são compostos de:
·         Giros e rotações,
·         Saltos,
·         Empurrar – Puxar;
·         Exercícios com bases instáveis, juntamente com alguma sobrecarga.
Um exemplo de exercícios funcionais para surfistas profissionais ou amadores está neste vídeo abaixo, no qual o praticante que está realizando é o meu amado marido Felipe Santos Nunes.

O Felipe tem uma paixão pelo surf e mar desde criança e atualmente surfa apenas nos finais de semana. Como o risco de lesão é ainda maior  para quem pratica pouco ele executa os exercícios de fortalecimento do CORE 3x na semana.
Depoimento do Fê:
“Quando minha esposa pediu que escrevesse algumas linhas sobre o papel do treinamento funcional na minha vida, aceitei de imediato, pois há muito tempo entreguei-a minha condição física, bem estar e serei eternamente grato a ela por garantir minha saúde.
Durante muito tempo freqüentei academia, treinamentos pesados, rotinas monótonas, mas sempre tive um descontentamento com esse hábito, pois sou praticante de surf e a musculação me deixava com muitas limitações. O esporte exige muita flexibilidade, equilíbrio e não estava conseguindo me condicionar para melhorar meu desempenho.
Os primeiros contatos com a prática de exercícios funcionais iniciou quando fomos morar longe do mar e a distância dificultou a prática do surf. Foram dois anos e meio com poucas oportunidades de voltar para Floripa e poder surfar, intensificando a busca alternativa por exercícios que simulassem os movimentos e esforços que o esporte exige.
Paulinha desenvolveu alguns exercícios de simulação para que mantivesse o condicionamento físico para praticar quando voltávamos pro litoral. É impressionante o resultado. Você executa exercícios específicos e prepara todo corpo para os esforços que o esporte exigirá, mesmo sem praticá-lo com freqüência.
Desde então adotei o treinamento funcional e arrisco dizer que essa sistemática é a melhor alternativa para condicionamento físico que existe.”
O fato de a pessoa praticar algum esporte de forma amadora não significa que ela seja dispensada dos exercícios, muito pelo contrário, a falta de condicionamento implica em maior cuidado com o corpo.
Amor, obrigada por todo apoio que tens me dado. Amo-te!
Quando o exercício é bom, prazeroso, divertido e traz saúde e qualidade de vida ninguém quer ficar de fora. E você, vai ficar?
Beijos!


3 comentários: