Hola que tal?!
Bueno, hoy empezamos a hablar... Post em espanhol? Bem que tentei, mas meu espanhol enferrujou e está difícil de traduzir.
Isto é porque até meus queridos amigos da Espanha estão acompanhando o blog e pediram uma tradução. Que amados né?
Bom, vamos ao post. Continuaremos a conversinha sobre as formas do nosso corpo.
Hoje irei me aprofundar falando um pouco mais sobre silhuetas.
Um dos primeiros passos que utilizo quando sou contratada como personal trainer, é identificar a morfologia do corpo, onde realizo uma avaliação física completa e descubro qual o seu biótipo e silhueta. Obviamente levo em conta o gosto pessoal para traçar o objetivo, mas a realidade deve ser esclarecida para evitar metas impossíveis.
Vamos conhecer qual é a sua silhueta?
Para isso devemos verificar três medidas. De preferência que alguém as tome para você. Deve-se fazer uma circunferência (360º) em volta de cada lugar. Vamos a elas:
· Ombros (parte mais larga).
· Cintura (parte mais fina).
· Quadril (parte mais larga).
Agora que você já tem suas medidas em mãos, basta compará-las com a tabela abaixo:
Clique na imagem para ampliá-la.
Agora vamos aprender como harmonizar cada um destes tipos por meio dos exercícios físicos.
Observem que em qualquer destes tipos todo o corpo deve ser exercitado, inclusive a mente. Aceitando-se do jeito que é e trabalhando da melhor forma possível para equilibrar suas formas. O que coloco a seguir é somente o foco do treinamento, o que não quer dizer que somente isso deve ser exercitado.
Retângulo
Foco: abdômen e membros inferiores.
Pessoas com este biótipo geralmente são altas e magras, como as modelos de passarela e não possuem facilidade para engordar. Mas existem exceções e estas sim devem cuidar-se mais, realizando exercícios aeróbicos para evitar o excesso de gordura visceral. Membros inferiores devem ser trabalhados de forma efetiva para hipertrofia, pois neste caso geralmente o bumbum e as pernas são fracos.
Pêra:
Foco: quadris.
Para a oxidação (queima) de gordura desta região.
Os membros superiores devem ser exercitados para hipertrofia e os inferiores para resistência muscular. Aeróbicos também devem ser realizados para diminuir ou evitar o acúmulo de gordura na região de quadril e glúteos.
Triângulo invertido
Foco: membros inferiores.
Para a hipertrofia desta região.
Como os ombros deste tipo são por natureza, mais largos, o objetivo é aumentar o volume dos membros inferiores a fim de deixar esta forma mais equilibrada.
Ampulheta:
Treino geral.
A maioria das mulheres gostaria de possuir este tipo onde a cintura é bem marcada e as medidas de ombro e quadris são as mesmas. Então basta trabalhar todo o corpo de forma proporcional.
Oval ou Maçã:
Treino geral.
Neste caso geralmente já existe sobrepeso, então deve-se trabalhar com exercícios aeróbicos para diminuir gordura corporal de todo o corpo.
Assim como nos biótipos citados no post anterior, cada corpo é diferente e cada tipo de silhueta tem os seus pontos fortes e os seus pontos mais fracos. A questão não é dizer que uma silhueta é mais bonita do que outra, mas tentar acentuar nossos pontos fortes e criar um equilíbrio tanto no corpo, como de nosso espírito para nos sentirmos confiantes.
Mas atenção, isso é somente um parâmetro. Muitas outras características devem ser identificadas para a prescrição de exercícios e para isto um bom profissional de Educação Física deve ser consultado.
Espero que vocês aproveitem estas dicas e que elas despertem uma vontadezinha (mesmo que inhaaa) para começar a se exercitar.
Sei que está todo mundo louco que eu comece a postar fotos e vídeos de exercícios, mas “calmaaaaaaa Beti”, o processo de encantamento pelos exercícios é de dentro para fora, então, no próximo post vou falar sobre postura, porque não adianta olhar os exercícios e executá-los de forma incorreta. Concordam?
Então, preparem-se para este princípio tão maravilhoso!
Até mais!
Beijocas, Paula!